A Dengue é uma doença viral causada pela picada de um mosquito contaminado com o vírus. Esse mosquito, o Aedes aegypti, também é responsável por transmitir zika, chikungunya e febre amarela.
Os sintomas que a pessoa infectada com o vírus da dengue são:
Febre alta
Enjoos
Dor de cabeça
Dor forte pelo corpo todo
Dor no fundo dos olhos
Mal estar
Cansaço extremo
Manchas vermelhas pelo corpo
Todo vírus tem preferência por algum tecido do corpo, por exemplo, o vírus que causa hepatite infecta o fígado, o vírus que causa gripe infecta o trato respiratório. O vírus da dengue tem preferência pela medula óssea. A medula é o tecido responsável no nosso corpo pela produção dos elementos do sangue, como as hemácias, que são conhecidas como glóbulos vermelhos e responsáveis pelo transporte dos gases oxigênio (O2) e dióxido de carbono (CO2), os leucócitos também chamados de glóbulos brancos, que atuam na proteção do corpo pelo sistema imunológico, e as plaquetas que são responsáveis pela coagulação do sangue, impedindo sangramentos ou hemorragias.
A dengue possui 4 subtipos: DEN1, DEN2, DEN3 e DEN4. Qualquer um desses tipos podem causar a dengue hemorrágica, porém os quadros tem sido mais associados ao tipo DEN2. Por ter preferência pela medula vírus prejudica a formação de hemácias, o que pode causar a anemia, de leucócitos, o que deixa a imunidade baixa e de plaquetas que causam as hemorragias, podendo levar a internações, transfusões sanguíneas, complicações graves e até mesmo a morte.
Quanto mais vezes a pessoa se contamina com o vírus da dengue, maior são as chances de desenvolver o quadro hemorrágico.
Para prevenção, o laboratório japonês TAKEDA desenvolveu com muitas pesquisas e ensaios a vacina QDENGA®.
Existem algumas dúvidas sobre a nova vacina da dengue que a Sociedade Brasileira de Imunização fez um documento com perguntas e respostas, que você pode ler clicando abaixo:
Indicada para homens e mulheres entre 4 a 60 anos de idade. Acima de 60 anos somente com avaliação indicação médica.
A vacina QDENGA® está disponível na AMA - CENTRO DE IMUNIZAÇÃO, em Santa Maria da Vitória, Ba. Clique aqui para adquirir a sua.
Fonte: Drª Wellem Dias Pereira, biomédica da AMA.
Sociedade Brasileira de Imunização (SBIm).
Laboratório TAKEDA.