Não se preocupe! O importante é que seu filho está em dias com as vacinas, mas isso nao significa que não pode haver uma complementação.
O Sistema Único de Saúde (SUS) desde 1973 vem combatendo e erradicando doenças com o PNI (plano nacional de imunização). O PNI foi criado para coordenar as ações de imunização no país, que até então eram episódicas, descontinuas e com uma área de cobertura reduzida.
O PNI é um dos melhores programas de imunização do mundo e tem sido responsável por grandes conquistas, como:
Erradicação da varíola
Eliminação da transmissão poliomielite e do sarampo autóctones
Manutenção do Brasil livre de casos de rubéola
O PNI é coordenado pelo Ministério da Saúde, em parceria com as secretarias estaduais e municipais de saúde. O programa segue os princípios do Sistema Único de Saúde (SUS), como a universalidade, equidade e descentralização.
O PNI conta com um conjunto de sistemas informatizados, como o SI-PNI, que registra as doses aplicadas e calcula a cobertura vacinal. O SI-PNI também fornece informações sobre campanhas, taxa de abandono e envio de boletins de imunização.
Mas o PNI ele visa fazer uma cobertura vacinal da comunidade, existem vacinas que tem uma cobertura parcial ou que o sus não cobre.
A principal vacina que o SUS não cobre é a Meningocócica B, causada pela bactéria Neisseria meningitidis, que pode levar a infecções graves e fatais:
Meningite: Infecção do cérebro e da medula espinhal
Septicemia: Infecção da corrente sanguínea
A meningite B é um dos tipos mais letais de meningite bacteriana, com uma taxa de mortalidade de 20% a 40%. A doença pode causar danos físicos e neurológicos graves nos sobreviventes.
A vacina meningocócica B é segura e pode ser administrada junto com a vacina meningocócica ACWY. As reações mais comuns são:
Febre alta, que pode durar até 48 horas
Dor, inchaço, vermelhidão ou endurecimento no local da aplicação
Irritabilidade
Choro persistente
Vômito
Diarreia
Erupções na pele
Então, faça a complementação da vacina meningocócica B. Essa vacina está disponível na AMA - CENTRO DE IMUNIZAÇÃO. Clique aqui para consultar análise da caderneta de vacinação de forma gratuita!